29 agosto 2006

Liberdade de imprensa sob ameaça

Para àqueles que temem uma reeleição de Lula ainda no primeiro turno por crer que ele poderia se achar maior que tudo e todos, implantando no Brasil uma ditadura populista ala Hugo Cháves, preparem-se para o que você vai ler agora, este pode ser um indício de que suas suspeitas estejam corretas.

A Folha Online veiculou hoje matéria sobre um esboço do programa do PT para democratizar a comunicação num segundo mandato, eventualmente, de Luiz Inácio Lula da Silva ( Veja a matéria da Folha). Segundo a Folha, o documento diz o seguinte: "A democratização dos meios de comunicação deve ser entendida, ao lado das reformas políticas e da promoção das justiças sociais e econômicas, como um ponto fundamental para o aprofundamento da democracia no Brasil" e ainda: "O governo deve assumir o compromisso com um plano vigoroso e específico de democratização da comunicação social".

O programa pressiona por mais controle estatal sobre os veículos com a criação da Ancinav (Agência Nacional do Audiovisual), que regularia a produção de cinema e vídeo, e o Conselho Federal de Jornalismo, que supervisionaria atividades jornalísticas. É proposição do programa multiplicar os veículos para, assim, reforçar (ou forçar) o pluralismo na produção e distribuição de conteúdo informativo.

O debate é, ou pretende ser, bem mais complexo que isso. Em primeiro lugar, abandone-se definitivamente toda e qualquer iniciativa "controladora" e concentremo-nos em universalizar o acesso à Internet. Deixem que as pessoas façam o que entenderem, sem que ninguém venha até elas, de forma indireta, dizer o que elas devem ler, ver ou entender.

Querer estimular com verbas públicas a criação de novos veículos de comunicação é, no mínimo, estranho. Utilizando nosso exemplo, os blogueiros, sabemos todos nós o quanto está sendo importante este espaço, tanto é que a grande mídia já começa a reconhecê-lo. Será que o governo financiará algum blog que se propusesse a criticá-lo? É claro que isso nunca iria funcionar. Sempre que o PT se mete a querer bedelhar os veículos de comunicação se dá mal. Uma imprensa livre não é sinônimo de desgaste do governo para com a população, isto se prova hoje, enquanto a grande maioria da imprensa avalia mal o governo Lula, a população o aprova.


Publico o programa de governo de Lula clique, leia, analise e guarde-o, caso Lula vença mesmo este pleito.

7 comentários:

Neto disse...

Excelente reflexão Patrick!
É justamente assim que acontece.
Já a algum tempo em que o José Dirceu Maquiavel estava no poder, ele forçou atitudes como essa de censura à imprensa, aos meios jornalísticos e tudo mais...
O PT não é diferente disso. Foi criado por ele. Essa tendência deles em "Brecar" os meios de comunicação, a voz do povo (se bem que, aqui entre nós, só quem fala mesmo somos nós, "os bem mais esclarecidos da real situação"!), é tudo o que você lembrou: A Ditadura Velada.

Infelizmente meu amigo enquanto existir um povo incauto, desinteressado e sem instrução como o nosso, o PT deita e rola por aqui...
Mas eu torço para que um dia tudo isso mude...
Gostei do seu post!
Belo trabalho!

Abraços

Alexandre, The Great disse...

Bem, Patrick.

Diante do exposto, e mesmo à mercê de tais ameaças, ainda existem pessoas que resistem a votar em "alguém" - mas ALGUÉM mesmo(seja lá quem for, exceto o manguaça é claro), pois o voto nulo pregado por muitos só servem para aumentar as chances disto aqui descrito acontecer.

Você conhece muitos destes.

Vera disse...

Olá: O termômetro emocional do venezuelano (postei em PPS) mostra as fraudes nas urnas, tem um filme com a cara do PT... rsrs. Postei agora! :-) Bjs

Saramar disse...

Patrick, boa noite.
Isso é muito grave. Neste primeiro mandato, ele não conseguiu, mas pode muito bem, se reeleito, rever todas as concessões e retomá-las.
Logo, logo, teremos uma Rádio Nacional ou Rádio Popular.

beijos

Nick!! disse...

Seria exagero se surpreender com mais esse alerta ao perigo da ditadura vermelha, sendo que as evidências para tanto são as mais vagas possíveis??? O programa do PT, seria bom ler mesmo, caso resolva baixar e guardar no HD. Pois não há os trechos entre aspas que, segundo a Folha, o documento contém. O programa também não menciona a Ancinav e CFJ, como o jornal afirmou. Pelo menos deixaram bem claro que um rascunho "preliminar e pode ser alterado antes de ser incluído no programa de governo". Eu baixei e li o programa e ele ainda é muito vago no que se refere à democratização das comunicações. Ele merece tanto alarde?

Ricardo Rayol disse...

Patrick, minha esperança é ser um exilado internético e depois meter um processo no governo e ficar rico

rafael_canela disse...

É muito perigoso se isto viesse realmente a acontecer, coisa que acho muito improvável!

Abs