29 dezembro 2006

Feliz 2007 blogueiros!

Prezados amigos e amigas leitores deste modesto blog, venho aqui pela última vez em 2006 (que pra mim vai deixar saudades) para desejar a todos um feliz 2007. Como todos os anos esperamos que o próximo consiga ser melhor. O ano velho que finda foi palco de conturbadas notícias que proporcionou a nós blogueiros um infinidade de assuntos, às vezes eram tantos que não tínhamos espaço sequer de respirar.

A mídia aliás tomou uma rasteira da sociedade. O denuncismo desenfreado ocorrido neste ano acabou criando um antídoto natural nos setores mais humildes. A chamada teoria da pedra no lago, onde os setores mais bem informados e esclarecidos ditam os rumos país, acabou derrotada. Em setembro deste ano o jornalista Franklin Martins, em entrevista a revista Caros Amigos, antecipou o fim da teoria:

"Acho que temos um fenômeno novo importantíssimo na vida política brasileira do qual as pessoas ainda não se deram conta. Vai ser motivo de tese acadêmica, de grandes discussões a partir de agora, que é o seguinte: a era da pedra no lago acabou. Nós tínhamos um padrão de comportamento que vem desde o final da luta contra a ditadura. Produzia-se um fenômeno político, a classe média formava uma opinião a respeito e essa opinião se estendia para a periferia. Como a pedra no lago: caiu a pedra na classe média, formando ondas concêntricas para os lados. A classe média era a dos chamados formadores de opinião, você os conquistava, tinha resolvido a parada."

E não parou por aí. Às vésperas da eleição, o juiz supremo delas, Marco Aurélio de Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, compara o escândalo do dossiê ao de Watergate, aquele que derrubou Richard Nixon. A revista Veja passou a chamar o caso de “dossiêgate”. Talvez pretendendo obter o mesmo sucesso quando derrubou Collor e citava as denúncias como “Collorgate”. Isso ficou implícito que, pela declaração, a crise brasileira poderia tomar o mesmo rumo.

Mas voltando ao campo da mídia, alguns jornalistas tornaram-se grandes idiotas. São idiotas no sentido literal da palavra, que era usada na Grécia Antiga para se referir àqueles que se preocupavam essencialmente consigo mesmos e ignoravam os interesses da comunidade, quem ficava fora da polis era chamado de idiota. Pensei nos jornalista quando estudava a Grécia Antiga. Alguns desses estavam, ou ainda estão, surpresos com a resistência de Lula ao bombardeio dos escândalos.
Resumindo, foi um ano políticamente fértil para notícias. Consolidou-se, ainda mais, essa ferramenta chamada BLOG. Acirramos disputas, dividimo-nos, mas continuamos no mesmo barco, em busca de dias melhores. O bom da democracia é isso, a vida continua na certeza de que novas eleições virão, a alternância no poder existe, quem ganha pode perder, quem perde pode ganhar amanhã. Vamos apostar ainda numa legislatura melhor, vamos vigiar e cobrar de nossos representantes mandatos que honrem o nosso voto. Farei a minha parte, vocês farão a de vocês, cada fazendo a sua vamos aprimorando a democracia.

Quero dar ainda meu muito obrigado aos leitores amigos. É com a ajuda de vocês que chego a quase cinco mil visitas únicas, em quatro meses de contagem. Obrigado aos comentarista, àqueles que me enviam e-mail e aos que apenas lêem, muito orbrigado. Obrigado aos que discordaram. Obrigado aos indiferentes que me fizeram a gentileza de voltar aqui para ver se eu, finalmente, tinha escrito alguma coisa que lhes interessasse. Obrigado a todos. Costumo dizer que este boteco não me dá lucros financeiros mas me dá muitas alegrias.

Que Deus esteja com todos nós. Que Ele nos guarde e nos proteja de todo o mal. Que em 2007 possamos ser mais capazes de utilizar para a justiça e o bem a condição humana que Ele nos proporcionou.

20 comentários:

rafael_canella disse...

Caro Patrick, agradecemos nós a você que nos enriqueceu com o conteúdo do seu blog, um blog diferente, consciente.

Tudo de bom pra ti camarada!

Rafael Canella

a.fulgencio disse...

Velho feliz 2007 pra vc
continue nos enriquecendo
forte abraco

walterabrunhes disse...

Caro Patrick Gleber, costumo visitar sempre seu blog, mas não é sempre que comento. Hoje preciso agradecer pelos textos, pelas análises, pela sinceridade. Obrigado.

carlos*avellar disse...

Graaaannnnde Patrick Feliz ano novo companheiro

Alkimistas do Brasil disse...

Para você, que me parece bastante otimista, desejo muitas alegrias no ano (velho)novo?

Um abraço

Primavera Negra disse...

E você acha que o fato de as pessoas mais informadas e esclarecidas não ditarem o rumo do País é algo para ser comemorado, Patrick?
Eu acho isso péssimo!!!
O resultado desse fato é termos eleito pela segunda vez um ladrão contumaz, ignorante, mafioso, mentiroso e estúdo vagabundo para a Presidência da República. Em grande parte graças à ajuda da imprensa marron da qual a tal Caros Amigos é representante notória.
Se você estudou mesmo a Grécia Antiga deve saber que o regime ideal do maior filósofo daquele período era justamente a República dos Sábios.
Exultyar com o poder da ignorância é o fim-da-linha né, Patrick?
P.S. - Franklin Martins merece cadeia. Não tanto por sua participação em um sequestro, mas sim pela idiotice de suas opiniões.

Alkimistas do Brasil disse...

Desejo que você realize seus melhores sonhos.
Abs

Santa disse...

Patrick,

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Mário Quintana

Desejo que 2007 seja o grande ano de sua vida...Bjs

Santa disse...

Patrick,

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Mário Quintana

Desejo que 2007 seja o grande ano de sua vida...Bjs

José Alberto Mostardinha disse...

Viva Patrick:

Um feliz 2007 meu caro amigo.
Que ele te propicione muita saúde e alegrias.

Um abraço,

Neto disse...

É isso aí amigo!...
Um grande e maravilhoso 2007 para todos nós.

Neto disse...

Patrick
Me acostumei antes de qualquer fato novo político acontecendo passar aqui em seu blog e ler o que você tem a dizer sobre o assunto.
Já recomendei também a leitura de seus posts à amigos e conhecidos.

A sua coerência e a imparcialidade nas notícias é perfeita.
Que nesse novo ano que se aproxima possamos estreitar ainda mais nossa amizade.
E que tudo para você se transforme definitivamente em sucesso.

Abraços e feliz ano novo!

Ricardo Rayol disse...

Considerando que o Franklin Martins é um dos apoaidores do jornalismo chapa branca não é de se estranhar que ele propale essa análise. No caso acho que a mudança do paradigma dos formadores de eopiniao é economica e nao jornalistica.

José Alberto Mostardinha disse...

Viva Patrick:

No Estados Gerais está um artigo a merecer o teu indignado comentário.
Tem muito a ver com o nosso querido Brasil.
Um abraço,

Kafé Roceiro disse...

Meu amigo,
Tudo de bom pra você também. No mais, vim agradecer o apoio que me deu. Amigão, conte sempre comigo. Um forte abraço do Kafé.

José Alberto Mostardinha disse...

Viva:

É consenso geral de que mulher séria é aquela de quem menos se fala.
O contrário também é verdade.
A não perder, no Estados Gerais, o video que sofreu a censura da justiça brasileira que, deste modo, colocou o país a ridículo na cena internacional no que á liberdade de informação diz respeito.
Urgente, antes que o boicotem... apesar de não ser nada de especial, bem pelo contrário.

Cumprimentos,

Alkimistas do Brasil disse...

É agora ou nunca! Precisamos da ajuda de todos! Nosso objetivo:
melar o projeto do Lula em fazer o presidente da Câmara e assim impedi-lo da prática autoritária em intervir cada vez mais vergonhosamente no Legislativo, e sempre com objetivos espúrios!!!! Nem Arlindo Nem Aldo!
Vamos precisar de um nome melhor que esses dois.
Vamos fazer blogagens coletivas, pedir apoio a todos os blogs que estejam de acordo com a idéia, vamos bolar um símbolo, vamos fazer com que outras mídias se engajem, ou pelo menos noticiem.
Conto com você! Vamos partir para a ação!
Detalhes:
http://alkimistasdobrasil.blogspot.com
http://http://andrewernner.blogspot.com/

Alkimistas do Brasil disse...

Informações sobre a blogagem coletiva do dia 10:
Devido às últimas notícias,(Fernando Gabeira (PV-RJ) descartou que possa ser o concorrente da chamada "terceira via"), nossa blogagem coletiva agora vai apoiar tão somente a "Terceira Via". Vou disponibilizar novo símbolo via e-mail (por isso quem quiser participar me envie o e-mail, por favor).
O Texto é LIVRE!!!!!!!
Grande abraço e vamos à luta!

Alkimistas do Brasil disse...

Postei lá no blog TODAS as instruções da blogagem coletiva (imagem, título, texto, data, programa, etc) para dirimir toda e qualquer dúvida.
Conto com você!
Grande abraço

Anônimo disse...

DESISTIR JAMAIS! josé agripino presidente do senado isto é piada.O site é de alkmistas porém Alkmin(Alcool em mim), defende junto com o PSDB, a candidatura de Aldo Rebelo, VAMOS SER COERENTES. No primeiro e no 2 turno Lula ganhou com folga,essa eleição para o Congresso o povo vai participar(se for ganha outra vez de lavada)?como será este inicio de terceiro turno? Alguma chance para o 4 turno. O ultimo democrata(que aceitar o voto da maioria) apaga a luz.