20 dezembro 2006

A Globo manipula

Uma nova polêmica foi jogada contra o ventilador da Rede Globo. Depois da demissão do editor Messias Xavier, enrolado até o pescoço na máfia dos caça-níqueis, Rodrigo Vianna (foto) repórter da emissora a 12 anos, famoso por reportagens especiais para o Globo Repórter, torna público uma carta onde expõe a razão e os motivos de sua demissão. Rodrigo faz afirmações contudentes na carta que foi divulgada no site Terra Magazine (clique aqui para lê-la na íntegra) ontem por volta das 18h. O repórter afirma que a diretoria da emissora tornou a cobertura das eleições 2006 tendenciosa, veja:

"Na reta final do primeiro turno, os "aloprados do PT" aprontaram; e aloprados na chefia do jornalismo global botaram por terra anos de esforço para construir um novo tipo de trabalho aqui.

Ao lado de um grupo de colegas, entrei na sala de nosso chefe em São Paulo, no dia 18 de setembro, para reclamar da cobertura e pedir equilíbrio nas matérias: "por que não vamos repercutir a matéria da "Istoé", mostrando que a gênese dos sanguessugas ocorreu sob os tucanos? Por que não vamos a Piracicaba, contar quem é Abel Pereira?"

Por que isso, por que aquilo... Nenhuma resposta convincente. E uma cobertura desastrosa. Será que acharam que ninguém ia perceber?

Quando, no JN, chamavam Gedimar e Valdebran de "petistas" e, ao mesmo tempo, falavam de Abel Pereira como empresário ligado a um ex-ministro do "governo anterior", acharam que ninguém ia achar estranho?"
O diretor de jornalismo da Globo, Luiz Claudio Latgé, também em nota , disse que a demissão de Rodrigo havia sido comunicada antes da carta. Nas entrelinhas Latgé quiz dizer que tudo era puro ressentimento. Pode até ser, quem gosta de ser demitido? Mas Rodrigo Vianna refuta a justificativa do editor. O repórter está "na geladeira" desde a eleição. Ele não apresentou esta carta antes porque tem um contrato em vigência com a Rede Globo até janeiro de 2007. Caso apresentasse a carta antes teria que pagar uma multa de mais de R$ 800 mil. Ele não pediu demissão, nem foi demitido, foi avisado de que seu contrato não seria renovado. Só depois de avisado, tornou pública a carta que já estava pronta.

O mais importante da carta do repórter é a reflexão que ela nos deixa. Cada um de nós, sem paixões, deve-se questionar até onde vai o poder de manipulação da Rede Globo no segmento político. A Globo tem interesses e usa o seu noticiário para que seus interesses prevaleçam. Afinal, a Globo manipula a informação?

10 comentários:

TEACHER disse...

TÁ vendo patrick.. eu tinha razão!!!
"REDE BOBO... plin"
É uma palhaçada!!!

QUERO Q A GLOBO SE FO@#@#A!!!

VOU COPIRATIAR PARA O MEU BLOG...
Um abraço!!

ademir() disse...

Não é novidade este assunto. Todo mundo sabe que a globo manipulou o debate de 1989 entre Collor e Lula

juliolima disse...

só podia ser a globo

Primavera Negra disse...

Olá, Patrick!
É claro que a Globo manipula informações, assim como inúmeros outros veículos.
Carta Capital e Isto É são exemplos gritantes de desonestidade jornalística e picaretagem ideológica.
Só acho que nessas eleições e em todo o governo Lula, aliás, ela, a Globo, foi é muito chapa-branca.
Não vejo muita consistência na denúncia.
Feliz Natal, Patrick!

Adalberto dos Santos disse...

PAtrick, teu blog está sofisticadissimo. Cade vez melhor. Pena nao ser eu um visitador constante do teu trabalho, mas admiro. Muito bacana mesmo. Quanto à Globo, é o lado mais podre das elites brasileiras, slem dos políticos. Parabens.

Ricardo Rayol disse...

É o mesmo rqaciocinio que leva a crer que as sacanagens politicas desse pais são obra do PT. O PT apenas achincalhou com a coisa metendo os pés pelas maos.

Aproveito para desejar um otimo natal e 2007 de sucesso.

Passou no vestiba camarada?

Moita disse...

Amigo, um feliz Natal pra você e todos os seus.

Abraços

claudiovaz disse...

Será apenas coincidência com a reportagem da Carta Capital de outubro?

José Alberto Mostardinha disse...

Viva Patrick:

              ♥
             ***
            *****
          *Feliz*
         *********
       ************
     ****Natal*****
   *****************
  *******************
 ********2006********
                ||
              █||▀ ██
         ▄██ ██▄


Um abraço,

Rodrigo Lopes disse...

Caro amigo Patrick, simplesmente, ótimo este texto sobre mais um ato comprovado de manipulação da rede globo de televisão. Isso é um absurdo!!! Onde está nesse momento as instituições que regulam o funcionamento da imprensa em nosso país? Por que não há uma punição justa para essa prática tão pejorativa para nossa república?

Isso só mostra que esta emissora não esqueceu suas origens. Filha da ditadura militar como é, a rede Globo segue sua trajetória anti-democrática.