18 maio 2007

Porque querem acabar com a reeleição?

Há um grupo de políticos, de vários partidos, que passaram a defender publicamente o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos. Dizem que a experiência mostra que esse instrumento (aprovado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) não deu certo. Bobagem.

Como podem concluir que a experiência foi negativa? Só tivemos dois presidentes reeleitos. Pergunto a vocês: não fossem os dois mandatos do presidente Fernando Henrique, será que a estabilidade monetária e a inflação sobre controle estariam de pé? Não fossem os dois mandatos do presidente Lula, será que teria continuidade os investimentos vultosos que estão sendo feitos no Nordeste e na política social? Não vou me alongar e para simplificar quero dizer que é feliz um país que teve dois presidentes como o tucano Fernando Henrique e o petista Lula. A História fará justiça a ambos. Como alguém pode dizer que não deu certo?

Sabe como? A reeleição não serve aos políticos. Sabe porque? Se o presidente ou o governador, fizer um bom governo, ele fica oito anos no poder. A fila não anda. Quem quiser chegar lá, ao invés de esperar por oito anos, vai esperar só quatro. Os políticos não estão nem aí para a estabilidade política, a continuidade administrativa que um mandato com reeleição permite. Eles só querem fazer a fila andar, e o mais rápido possível. Assim, estão propondo acabar com a reeleição, sistema que permite um bom presidente ficar oito anos no poder, e aumentar mandatos de presidente, governadores e prefeitos para seis anos.

Mas o pior desta articulação, para acabar com a reeleição - que necessita de quórum constitucional (308 votos na Câmara em duas votações e 49 votos no Senado em duas votações) -, são as negociações que estão sendo feitas para conseguir aprová-la. O eleitor vai sair perdendo.

1. Prorrogação dos mandatos dos prefeitos e vereadores por dois anos. Os mandatos que se encerram em 2008 iriam até 2010, para permitir a coincidência das eleições.

2. Ampliação dos mandatos dos deputados federais e deputados estaduais de quatro para seis anos. (Nos Estados Unidos os mandatos são de dois anos.)

Os defensores da reeleição querem encurtar o mandato de presidente de oito anos e aumentar o mandato deputados.

5 comentários:

sergiovinci disse...

Seria bom acabar com tudo, reeleicao ate parlamentares

sri disse...

Patrick bom mesmo seria extirpar esses marginais do planeta

Anônimo disse...

Você falou bem, querem acabar com a reeleição para a fila andar mais rápido. Ningu´me da murro em ponta de faca.

Luis Sergio

Ricardo Rayol disse...

O negócio é facilitar o acesso de todos ao butim, o mais rápido possível.

NOVA BASTILHA!! disse...

BRASILEIROS VAMOS ÀS RUAS!
IMPEACHMENT JÁ!!
Comentário:
Congresso e o governo do Lula exalam a podridão proveniente de suas entranhas. O crime organizado se instalou dentro do parlamento e lá atua de maneira prepotente e desafiadora,protegido por leis arcaicas e juizes tão corruptos quanto elles. O governo Lula é considerado o mais corrupto da história deste País e assim mesmo foi reeleito pela grande maioria acéfala e ignorante, dando-lhe desta forma carta branca para o ilícito. A base do governo está infiltrada por marginais, criminosos da pior espécie. Milhões são desviados, enquanto desassistidos aguardam nas filas de hospitais públicos mal aparelhados. A segurança pública é uma tragédia diária. A educação fundamental é de má qualidade, formando analfabetos funcionais. Deputados e senadores comprovadamente corruptos são absolvidos vergonhosamente por seu pares. O Procurador Geral da República ofereceu denúncia ao STF que até agora não julgou nenhum desses políticos. Há mais de vinte anos que o supremo não condena sequer um parlamentar por corrupção. Um sistema judiciário inepto, lento em suas decisões faz com que esses crimes prescrevam e normalmente o fazem dentro da lentidão e ineficácia do STF. É chegada a hora da sociedade exigir uma operação mãos limpas. O gangsterismo tem que ser severamente combatido, nem que para isso tenha que se mudar a constituição. É CHEGADA A HORA DO IMPEACHMENT DO LULA, OU ESTAREMOS TODOS CONDENADOS Á FOME MISÉRIA E ABSOLUTA SERVIDÃO À QUADRILHA QUE ADONOU-SE DO BRASIL. BASTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BRASILEIROS, VAMOS ÀS RUAS FAZER VALER A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O FUTURO É AGORA !!!!