24 agosto 2007

PT e uma nova Constituinte: demagogia pura!

Preparem-se, vem aí mais uma do Partido dos Trabalhadores, também conhecidos por petralhada. Em seu congresso o partido deverá lançar uma campanha pela Constituinte exclusiva, como única forma de desatar o nó da reforma política, que todos dizem querer e ninguém faz, porque todos querem levar vantagem em tudo.

A razão de ser dessa Constituinte seria a sua isenção para fazer as reformas necessárias, em benefício não de um ou de outro partido, mas da democracia. Faz todo sentido. Mas que mágicas levariam um constituinte exclusivo, petista ou tucano, a fazer as reformas corretas que a sociedade exige contra os interesses a curto e médio prazos de seu próprio partido? Por que o comportamento deles seria diferente dos atuais militantes de qualquer partido quando no poder?

Fiquem certos, nenhuma Constituinte acabará com o voto obrigatório, porque tanto a "esquerda" como a "direita" acham que ele as beneficia e que sem ele suas "causas" perderão esses "eleitores" que perpetuam o nosso atraso. Porque ninguém quer largar o osso, todos disputam o voto-carniça como urubus. Podem querer nos obrigar a votar em listas fechadas de candidatos, mas não admitem que eles sejam escolhidos pelos filiados dos partidos em eleições livres e diretas, como numa democracia de verdade. Aqui, os caciques de todos os partidos vão continuar a escolher os seus afilhados nos conchavos de sempre. Mudar o quê, para quê e para quem?

Foi com uma Constituinte dessas que o Maluco de Caracas ganhou seus superpoderes e o direito à reeleição perpétua, porque a oposição cansada boicotou as eleições, e os bolivarianos dominaram a cena e fizeram a festa.

Aqui, com essa oposição adesista e anestesiada, não sei não...

5 comentários:

João Bosco disse...

Lula e o PT já tentaram esta tática, não conseguiram.
Agora, podemos ser terceiro mundo, mas não tão idiotas como os da Venezuela.
Acho que Lula, não fará isto, morre de medo de ser derrotado, ou ficar próximo de uma derrota.
A vaidade fala bem alto.

garrafa e mar disse...

Reforma Política n é golpe e n deve ser. Sem dúvida. O Brasil n precisa disso. Mas esta idéia nem vai sair do papel. Esta tudo parado.

rafael_canella disse...

Parabens Patrick. Mais um brilhante texto. Esta é a síntese da nossa situação política atual.

Fábio Mayer disse...

A única razão para uma assembléia assim, é a tentativa de conseguir mais um mandato para Lula, que os setores mais radicais do PT precisam desesperadamente aprovar, sob pena de serem varridos do poder em 2010.

Acontece que o PT resume-se a Lula. Seus demais líderes são antipáticos e sem carisma algum, vide Marta Bola Fora Suplicy, Tarso Ilich Genro e Dilma Roussef.

Sem Lula presidente, o PT acaba ou volta a ser um PSOL, basta dizer que o crescimento da legenda nas últimas décadas acompanhou o crtescimento do capital eleitoral do presidente.

O presidente já declarou que não quer discutir um terceiro mandato, eu vou acreditar nele até prpva em contrário e ser contra essa reforma cionstitucional. Lembram do que aconteceu com a última, em 1998? NENHUMA matéria relevante foi votada.

Nezimar Borges disse...

“CARO AMIGO” . ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE DIVULGAÇÃO PELOS PRINCIPAIS MAIS VISITADOS BLOG´S DO PAÍS. POSSUO UM SITE INDEPENDENTE SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA E SOCIAL DESTE QUE É UM ÍCONE DA ESQUERDA BRASILEIRA, JOÃO CAPIBERIBE. SE POSSIVEL AJUDAR NA DIVULGAÇÃO, POIS PRECISAMOS QUE MAIS PESSOAS SAIBAM DA VIDA E DA LUTA DESTE AMAZÔNIDA PELAS CAUSAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. POR FIM, SABER DA GRANDE FARSA MONTADA POR RENAN, JOBIM E SARNEY – INIMIGO FERRENHO DE CAPIBERIBE NO AMAPÁ - E SEUS ALIADOS PRÓXIMOS PARA TIRAR JOÃO CAPIBERIBE DO SENADO FEDERAL. E QUE CONSEGUIU A CONTENTO.
NAO HÁ DUVIDA QUE LUTAR CONTRA O “STATUS QUO” DA POLITICA BRASILEIRA - CORRUPÇAO DESCARADA - E PRINCIPALMENTE CONTRA OS CORRUPTOS DO PMDB, PAGA-SE UM PREÇO MUITO ALTO. E CAPIBERIBE PAGA ESSE PREÇO. POIS QUANDO GOVERNADOR DO AMAPÁ NAO DEU BRECHA PARA A CORRUPÇAO: EXTINGUINDO AS APOSENTADORIAS DE TODOS OS EX-GOVERNADORES, IMPLANTOU O MAIOR PROJETO ANTI-CORRUPÇAO DESSE PAÍS-PROJETO TRANSPARENCIAS- ;FOI O PRIMEIRO GESTOR A TRABALHAR UM GOVERNO TOTALMENTE VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; ENFIM SABER SOBRE OS 10 ANOS DE EXÍLIO DO SOCIALISTA. POR TUDO ISSO, SERIA INTERESSANTE ESSE TAO VISITADO SITE TOMAR UMA ENTREVISTA COM ESTE POLITICO DIFERENCIADO DA REPUBLICA BRASILEIRA.


UM ABRAÇO DE SEU LEITOR
VISITE ; HTTP://WWW.HISTORIADOCAPI.COM.BR

MACAPÁ-AMAPÁ-AMAZONIABR
NEZIMAR BORGES