18 agosto 2008

Democracia ainda muito distante

Editorial do Jornal do Brasil:


SEM POMPA NEM FESTAS OFICIAIS, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, completou 82 anos na última quarta-feira. Embora o governo da ilha (agora nas mãos do irmão caçula, Raúl, de 77 anos) tenha optado pela discrição em relação à data, uma organização de direitos humanos liderada por ex-preso político fez questão de marcá-la com a divulgação de um relatório sobre as condições gerais do regime. Embora confirme alguns avanços, o texto deixa claro que ainda falta muito para que o país alcance maturidade política e abrace, enfim, o sistema democrático.

De acordo com a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional, a situação na ilha continua sendo "muito desfavorável", mesmo com a chegada à Presidência do general Raúl Castro que assumiu o posto interinamente em 2006, diante das precárias condições de saúde do então Comandante, e foi confirmado no cargo somente em fevereiro passado. Ainda segundo a Comissão, "é pouco provável" que a situação cubana melhore a curto prazo. Segundo o ex-preso político Elizardo Sánchez Santa Cruz, dirigente da or ganização, "nada de fundamental mudou na ilha quanto aos direitos civis, políticos, eco nômicos e culturais, dois anos após certos ajustes na alta cúpula governante".

O relatório afirma que o número de presos políticos na ilha é um dos mais altos do mundo em termos relativos. E ressalta que este ano, houve pelo menos 640 detenções ar bitrárias de dissidentes políticos, sem contar citações policiais e outras formas de repressão, enquanto em 2007 foram registradas 325. O documento diz ser positiva a decisão do governo de comutar a pena de morte de vários réus, mas critica a falta de informação pública quanto ao número de comutações.

- A Comissão - considerada ilegal pelo governo da ilha - reconhece, contudo, que apesar de múltiplas restrições, o Estado segue fornecendo "serviços básicos de educação e assistência médica a todos os cubanos", embora com sérios problemas quanto à qualidade de tais serviços e limitações de materiais educativos e remédios.

Em que pese o tom pessimista do documento, é inegável que o presidente Raúl Castro conseguiu avanços consideráveis nestes seis meses de governo, se comparados às quase cinco décadas de poder (e estagnação) do irmão. Mas se a ilha deseja mesmo alcançar a condição de um Estado moderno, tem ainda um longo caminho a percorrer no campo dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da transparência com a coisa pública.

Um desafio a mais à saúde Merece total atenção das autoridades de saúde, bem como dos profissionais da área, a notícia de que o Rio de Janeiro é o campeão nacional de infecção hospitalar. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que divulgou o triste ranking na semana passada, o mal é causado por micobactérias que se proliferam por falta de procedimentos básicos de limpeza e esterilização de equipamentos médicos. O Rio é também o primeiro colocado em número de hospitais contaminados, respondendo por 77 das 128 unidades detectadas, tanto na rede pública quanto na particular.

Embora especialistas afirmem que não se trata de uma situação epidêmica, a população deve ficar atenta para cobrar a realização permanente de procedimentos básicos de higiene dentro dos hospitais. Não bastassem os problemas que crescem a olhos vistos (como falta de médicos, leitos e equipamentos), agora o paciente tem de se precaver também de um inimigo invisível.

7 comentários:

Ricardo Rayol disse...

O Brasil não é uma maravilha?

João Bosco disse...

Um dia a propaganda acaba e chega a realidade.

ZEPOVO disse...

Cuba e Fidel são a melhor aplicação que conheço do dito:
" os cães ladram e a caravana passa..."
E olhe que até cachorro grande como "tiosam" late e baba a mais de 50 anos!

ZEPOVO disse...

Pedir para a população "ficar atenta" aos procedimentos de higiene hospitalar é de um cinismo cavalar...
Apenas prova que as Associações Médicas são o que todos sabem:
Entidades destinadas a promover coquetéis para os "medalhões" médicos jogarem confete uns nos outros.
Ah...servem também para esconder erros dos coleguinhas!!!!

LEONARDO SARMENTO disse...

Ótima dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos de forma leve.


www.mosaicodelama.blogspot.com

Boa leitura

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

http://www.vejablog.com.br/blogblog

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Pedro disse...

Há controvérsias...