26 abril 2009

Ciro Gomes falta quatro a cada das sessões da Câmara

No Estadão:
O mais exaltado crítico da divulgação de abusos com as cotas de passagens aéreas da Câmara é um deputado ausente. Ciro Gomes (PSB-CE) faltou a quatro de cada dez sessões ordinárias e extraordinárias realizadas desde o início do mandato, em 2007. No ano passado, ficou entre os cinco campeões de faltas, com ausências em mais da metade das sessões.

A Constituição prevê a cassação de parlamentares da Câmara e do Senado que faltarem a pelo menos um terço das sessões ordinárias de cada ano legislativo, salvo por licença ou missão oficial. Mas a Mesa Diretora da Câmara pode abonar faltas fora desses contextos se, por arbítrio próprio, aceitar outra justificativa do parlamentar, evitando sua inserção na punição constitucional e garantindo a integridade do salário.

Esse artifício da justificativa pessoal praticamente impede descontos das faltas no contracheque. Assim como a maioria das prestações de contas da Casa, as justificativas são inacessíveis a quem se interessar em saber as razões das ausências.

A grande maioria das faltas de Ciro foi justificada. Não houve punição e desconto dos 81 dias (nos quais houve 144 sessões ordinárias e extraordinárias) em que, desde 2007, esteve ausente e justificou as faltas à Mesa. Ausências em outros 27 dias (31 sessões) foram punidas com desconto salarial.

Em sua defesa, Ciro explica apenas parte das ausências em 2008, quando teve problemas de saúde nos dois últimos meses do ano. Ele teve paralisia facial, em consequência de uma virose. O deputado apresentou à Câmara, nesse caso, atestados que recomendavam "repouso domiciliar".

6 comentários:

Fábio Mayer disse...

Andava sumido, Patrick ou é só impressão minha?

O Ciro Gomes falta às sessões basicamente porque está permanentemente em campanha presidencial, ele não se conforma da derrota para Lula, aliás, se acha mais preparado que qualquer um, para presidente.

Gente assim é um perigo... vide Rafael Correa e Hugo Chaves.

Ricardo Rayol disse...

Mas para falar caralho atpe que ele conseguiu encher a boca...

ZEPOVO disse...

Um dos eternos candidatos a Presidencia. Com tantas faltas devem ter sobrados muitas passagens aéreas.

Lúcia Ferreira disse...

Já está na rede o
Anti-blog da Petrobras

DIVULGUE
Blog Livre da Petrobras
http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/

Raphael disse...

É a eterna hipocrisia política... Lamentável!

www.blogdomaximo.zip.net

Anônimo disse...

leiam o blog Os amigos do Presidente lula. é melhor que essa porcaria aqui.