21 abril 2009

Sobre a possível candidatura de Ciro Gomes

Semana passada, o noticiário político divulgou a intenção de Ciro Gomes de ser candidato à presidência pelo PSB, à revelia da vontade de Lula que quer Dilma como candidata único da base governista. Motivo? Não deixar que Serra vença as eleições presidenciais ainda no primeiro turno. Será só isso?

Pergunta-se: o que há de verdade nessa história? Respondo: tudo. Dilma ainda é uma incógnita. Não se sabe ao certo se ela terá forças contra Serra. Há muita coisa em sua vida que precisa ser esclarecida. Ciro, ao revés, já foi candidato, é conhecido nacionalmente, tem muita força no Nordesnte, e por isso é possível que dê trabalho a José Serra.

A fórmula parece boa, porém, Lula, o capitão-mor petista, está ressabiado, e com razão. Afinal, se Ciro é tão bom de voto como afirmam seus defensores, ele, certamente, tirará Dilma do páreo. Mas Ciro, não é da base do Governo - vocês podem se perguntar? Sim. No entanto, Lula é PT e o PT é Lula. Seu projeto não é de governo, mas de poder.

Ciro, como se sabe, tem a língua maior que o corpo. Qual seria o efeito, daqui a um ano, de alguém como Ciro a percorrer o país dizendo que vai fazer o que Lula não pôde, ou não quis? Dizendo, por exemplo, que vai baixar os juros, enquadrar os bancos e atacar o spread? Que vai avançar na reforma agrária e começar a reforma urbana? Certamente, Lula não quer isso.

O que pretende Lula é fazer, em 2010, a velha luta do bem contra o mal. O bem, logicamente, seria seu governo. O mal o do PSDB. O PT defendendo um governo social e o PSDB defendendo um governo neoliberal.

A base de apoio, sem dúvidas, ainda não está fincada. Não se tem a certeza do apoio do PSB. Nem ainda no PMDB (escreverei sobre isso em outro post).

O PSB parece estar consoliando a ideia de candidato próprio. Quem assistiu ao programa partidário dos socialistas veiculado em rede nacional na semana passada (veja no YouTube) verificou que eles começaram a colocar o foguete na rampa de lançamento. Se ele vai ser lançado, aí já é outra história.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvidas que não é a pretensão do PT de perder essa boquinha. Eles vão fazer de tudo para continuar mamando na vaquinha

maria helena disse...

é fogo amigo

Jorge100 disse...

... ou um petista, né Zé!? Afinal, é o Lulla quem está nos deixando como herança maldita essa maldita cultura de passar a mão na cabeça de ladrão da nação, de dizer que todo mundo faz igual, que os petistas não têm que se envergonhar de nada, etc, etc...

Gonçalves disse...

Olá Patrick. Bom tê-lo de volta.

Acho que se trata de tática lançar o cearino lingua-solta como uma opção a sucessão em 2010. As pesquisas dirão proximamente se a aposta deva ser levada a sério ou ser abortada. O que o DESgoverno do Da Silva quer é um candidado para tirar pontos do Serra.

Ricardo Rayol disse...

lula tentou 4 vezes... Ciro ainda é novo e pode tentar mais vezes até sentar o verborrágico rabo em um suntuoso trono.

www.fusca.k6.com.br disse...

Olá Patrick como sempre muito bom parabéns um abraço seu amigo M@ndrake